sábado, 23 de outubro de 2010

Envelhecer na Irlanda

Quinta foi niver da Gi, paulistana mega fofa que joga hand com o Du. CLARO que enfrentamos o friozinho noturno e a preguicinha natural e fomos ao Purty Kitchen, um pub/club daqui, pra dar um bjo nela. Pausa leve pra explicações: Aqui em Dublin mts pubs tem essa característica: eles tem pelo menos 3 andares, então no de baixo é pub normal, às vezes com live music, às vezes só música ambiente, e nos outros é club mesmo.

Mega divertido, música mega boa. Chegamos e estava tocando uma bandinha com músicas do U2 (U2 em Dublin? Nãããããããão acredito...). Aí depois começou o DJ, que tocou só músicas da viagem da Disney. Era só eu, com lembranças à toda e arrasando no Rebolation (Sozinha, sozinha...) Ainda não tinha ido lá, mas quero voltar com mais calma e sem ter que trabalhar no dia seguinte! Saímos de lá mais ou menos 1h da matina.

Voltando pra casa, eu, Du, Sussu e Paul, passamos na frente de um pub mt, mt irish. Tão irish que o nome é em gaélico e ÓBEVIO que eu não lembro como é. Mas, enfim... A música era "Galway Girl", do filme PS: I love you, uma das músicas da viagem pra galera aqui de casa. Nos sentimos quase obrigados a entrar e ver o que tava rolando.

Lá dentro, acho que tivemos algumas das horas mais divertidas da viagem. Sério! A visão inicial era de que tínhamos entrado no baile da primavera da 3ª idade; A pessoa mais nova do recinto era um senhor MEGA bêbado que deveria ter seus 50 anos. Os outros tinham uns 60! EM CADA PERNA! A gente ficou até meio envergonhado de entrar lá!

Mas o melhor não foi isso: Foi que os casais que lá estavam tinham TANTA vitalidade, TANTA alegria, TANTA animação, que a gente não conseguiu ir embora. O Sussu pediu uma pint, eu e o Du fomos dançar na pista de dança mais sênior do mundo (apanhando horrores, pq o povo lá dançava 100x mais que a gente) e lá ficamos até quase 3h da matina.

Foi IMPRESSIONANTE! Cada casal dançando mais que o outro, os senhorzinhos e as senhorinhas super bem vestidos, foférrimos! Quis levar uns 5 pra casa pra colocar na minha estante! E ainda nos trataram super bem, acenavam pra câmera enquanto eu filmava, sorriam pra gente o tempo todo... No final, uma senhorinha de seus 80 anos ainda ficou conversando comigo uns 20 min, falando sobre a filha dela, sobre os senhores do local (conversa censurada para blogs com acesso irrestrito hehehe) e dançou comigo! Um arraso!

Saí de lá com lágrimas no olhos (tá! Eu sei que tô mega chorona esse ano. Mas é muita emoção pra tão pouco tempo), alma lavada e uma saudade monstra da minha avó!

Não consegui ainda avaliar se nascer na Irlanda parece ser bom! O clima daqui não ajuda, a economia do país vai de mal a pior, a política é motivo de chacota nos jornais internacionais, o setor de saúde parece ser 1000 vezes mais precário que o do Brasil.

Os jovens daqui me parecem os mais perdidos que já vi. E isso começa da adolescência. Não há inocência nos adolescentes. Isso parece que se perde muito cedo. Quando chegam à idade adulta, então, o que já parecia perdido se mostra o fim: meninas e mulheres MEGA maquiadas, aparentando ter pelo menos uns 10 anos a mais do que tem (exemplo disso era minha ex-futura-manager da empresa de venda de make-up, que eu pensava ter uns 35 anos e tinha 22), saindo no frio de 4º com saias curtérrimas, dançando da forma mais vulgar/sexual possível, se equilibrando nos saltos 15 nas ruas de pedra do Temple Bar, e todos, mulheres ou homens, bebendo até cair ou botar os bofes pra fora, o que vier primeiro!

Então, vendo por este lado, vir pra cá passar 1, 2 ou 3 anos até pode me parecer atrativo. Mas ter nascido aqui, ou morar muito tempo, nem tanto! Porém, quando reparo os senhores e senhoras da Melhor Idade, avalio que envelhecer aqui me parece muito, muito atrativo.

Os senhores aqui parecem aproveitar muito a vida e o tempo livre. Não há um passeio turístico que eu faça que não encontre algum grande grupo de fofos vovós e vovôs, todos de cabecinha branca, muito bem vestidos e elegantérrimos ao se proteger do frio, e, ao que parece, mega felizes!

A falta de sol faz com que eles tenham menos rugas, menos marcas de expressão, mas não diminiu o sorriso constante e o sotaque interessante ao falar um inglês já meio ultrapassado, mas muito mais bonito de se ouvir do que o falado pelos mais jovens.

Eles são muito mais solícitos em tirar dúvidas, mostrar o caminho (e, pq não, te levar até o lugar que vc pretende chegar), contar histórias, enfim, em te fazer acreditar que os irlandeses são o povo mais fofo da história.

O post de hoje é em homenagem a esses senhores tão fofos que colorem muito mais até meus dias mais chuvosos por aqui. Lindos!

Música do dia? COM CERTEZA, Galway Girl. Baixem a versão do filme. TOTALMENTE EXCELENTE!

Notícias mais atuais da casa: Sussu está voltando pro Brasil. Ficamos meio arrasados com a decisão dele, mas acho que vai ser melhor! Ele está se sentindo meio triste por aqui, meio deslocado, então no meio do mês que vem ele nos abandona =(

A MARI CONSEGUIU O AU PAIR!!!!!!!! uhuuuuuuuuuuuuuu Dia 01 de novembro ela muda pra casa da família. É uma irish family, com 1 filhinha de 1 ano e 1/2 e 1 menininho de 5 anos. Vai ser ruim ela não morar mais com a gente, mas mega bom que vai juntar um dinheirinho e falar inglês HORRORES agora =) Fantástico!

O meu emprego tá melhorando a cada dia! As pessoas de lá são muito queridas, tenho aprendido altas dicas de cozinha, trabalho em um lugar quentinho, o que é ótimo nos dias frios, como coisinhas gostosas sempre... Excelente!



Recadinhos mil:

Bibi, pois é, menina! A Mari é sua nova colega! Acho que vai ser o melhor pra ela sim! Ela vai ter mó contato com uma família irish, o que é mt legal pra aprender a cultura. Aprende inglês e ainda junta um dinheirinho, por tabela! E me deixa por dentro do seu esquema aí, viu?! Tão engraçado como as empresas são diferentes... Aqui é vapt-vupt pra vc achar uma família. Mas, tb, acho que não existe povo mais animado pra ter filho que os irish... heheheheh Au pair aki é necessário!

Toso, vc é um cabeça de pudim, isso sim! Me promete esse e-mail desde que eu cheguei aki! Tô que espero! =P Nos próximos posts eu faço um resumão, tá?! Prometo, mas prometo de verdade, não é igual sua promessa do e-mail =P

Amanda, me cooonta da sua formatura! hunft! Só te perdoo pq sei que semana de formatura é uma loucura, mas quero saber de todos os babados!

Carol, ainda bem que vc falou sobre o link! Não tinha percebido que tava errado! Mas já consertei! E tem fotos novas =D

Patcheeeeeeeeeeeeeeeenhu, só não sinto inveja dos seus 34º pq sei q tb tá chovendo horrores por aí, mas acho que qd minha pele vir sol de novo, ela vai sair correndo do meu corpo, de medo =P

Flooooooooooooooor, q lindo q vc recebeu meu postal! Mandei tb de Barcelona e de Dublin, vc recebeu? Tô achando que o correio da Irlanda tá me enganando =P E alguma novidade?

Ju, A-R-R-A-S-O-U na sugestão das 2 meias-calças! Usei na quinta-feira e segurou legal o frio! AMEI! E vc chega qd aqui na terra dos Leprechauns?

Paaaaaaaaaaaam, como assim vc entra aki e nunca deixa recado, sua feiosa? Hoje voltei do trabalho ouvindo "I'm in Miami Beach"! Quase chorei lembrando da Disney!

Beeeeeeeeeeeeeeijo, beijo, beijo!

5 comentários:

  1. Caraleo, se as pessoas tem menos rugas, essa mulher da foto do post tem quantos anos? 150??? Rsrsrsrsrsr Sorry, estou mto sacarstica!! hahahahaha

    Foi ótemos falar contigo, já tava morrendo de saudade! Ah, esqueci de te contar hj que qdo vc colocou no twitter que tinha arranjado emprego, eu sonhei que te dava um abraço de parabéns! Isso tudo é sudade...

    ResponderExcluir
  2. Tá. E a foto de você com o Harry Potter no post dos velinhos? Não consegui fazer o paralelo, hahahahahaha...


    Os dois postais chegaram ontem, flooor! O da Irlanda, inclusive, deu vontade de pendurar no meu móbile com a imagem pra fora (ao contrário de todos os outros, que exibem a mensagem), porque eu curti MUITO aquela ovelha! HAHAHA! Dá vontade sempre mais de estar aí pertinho!

    Fiquei feliz INFINITO com a notícia que a Mari conseguiu o que tava procurando. Diz pra ela que tô mandando tooodas as energias do bem pra dar tudo mais do que certo! E dará!

    Sobre as novidades, cada dia mais algumas, mas um passinho de cada vez... tá dando tudo certo, flor, tão certo que assusta!

    Amo grandão... quero que, quando velinhas, sejamos companheiras de baladas! =D

    ResponderExcluir
  3. "Caraleo, se as pessoas tem menos rugas, essa mulher da foto do post tem quantos anos? 150??? Rsrsrsrsrsr Sorry, estou mto sacarstica!! hahahahaha" (A Lia fez exatamente o mesmo comentário que eu queria fazer... Tinha que copiar).

    Nossa Mandinha, ri horrores do seu post anterior. Mas ai, o Fernando e eu sabemos o que é frio!!! Também pegamos uns dias assim... Não tão frios quanto na Irlanda, mas uns -3° já dá para saber o que você sente... =P

    Aaaaaah... Você tá fazendo o que eu fazia um Bournemouth. Eu era Sous Chef também! Divertidíssimo!!! Consegui cortar meu dedo no primeiro dia de trabalho descascando alho... kkkkkkkkkkk... =D. E ai, tá gostando?!

    Esses fornos e fogões podem até dar uma esquentada boa na cozinha, mas mais perto do verão você vai ver como vai ficar insuportavelmente quente ai... Já se prepara. É coisa de louco. Eu lembro que tinha que sair do pub para refrescar um pouco... Pegar uns 12° sem casaco para conseguir voltar para a cozinha... =D. O esquema é se voluntariar para ir no freezer pegar ingredientes... kkkkkkkkkkk

    Saudade de você, Mandinha. Fico feliz que você esteja gostando daí!

    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Cabeça de pudim ñ
    Ruuuuuuuuuuum
    xinga, mais ñ ofenda
    =p
    hehehehehehhehehh
    relaaaaaxa meu amor, q eu vou te mandar o e-mail sim
    com tudo que está acontecendo
    é pq eu to esperando terminar uma proxima novidade, pra eu mandar um e-mail bem completinho
    =D


    bjuuuu

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkkkkkk
    ta bom viu Amandinha!!!!
    Só pra voce não chorar vai aki meu comentário: To com mta saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    E eu SEMPRE lembro da disney com essa música... Não sei se morro de felicidades ou tristeza da saudade de lá... rs
    bjosssss

    ResponderExcluir