sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Descobrindo Dublin

Descobrir uma cidade é um tanto diferente de conhecê-la. Para descobrir algo, é preciso tempo, paciência e um pouquinho de sorte.

Para conhecer uma cidade como Dublin, talvez 2 ou 3 dias bastam. É realmente MUITO pequena! A Irlanda, por si só, é minúscula. Para se ter uma noção, a largura do país é próxima à distância Brasília-Goiânia. Aqui dentro, então... Um dia andando e você já é capaz de se dizer um entendedor da cidade.

Mas é preciso estar morando (e se sentir morador) aqui para descobrir (e reparar) em características muito peculiares da cidade:

* Assim como em Londres, as pessoas não cruzam olhares na rua. Não é orgulho ou soberba. Eles simplesmente não se acostumaram a ser assim. Se você está perdido ou tem algum dúvida, a maioria dos dublinenses terá um mega prazer em te ajudar! Mas não peça a eles que reparem em você. Neste sentido, é cada um por si!

* Os supermercados realmente não tem sacolas plásticas. Isso é assim na Europa inteira. Aliás, até tem, mas custam o olho da cara. Com isso, TODOS usam sacolas ecológicas, ou mesmo sacolas de papel, dessas de loja mesmo. Mas o que muda aqui é que, no momento em que você sai do caixa, com 23424324 coisas na mão, é uma extrema empatação de vida deixar a fila toda esperando que você coloque suas compras na sua sacola ecológica. Então, todos os mercados tem um lugarzinho especialmente destinado para este fim, onde você pode fazer tudo sem pressa!

* Ainda falando em supermercados, os caixas não se importam se a fila atrás de vocês está com 1 ou 1000 pessoas, eles te antenderão com toda a calma do mundo, contarão cents por cents, e levantarão e trocarão seu produto caso ele esteja violado.

* Hoje passamos por um casamento irlandês. ÁS 15H! E, saindo da igreja, todos os convidados entraram em um ônibus (sim, aqueles estilo Real Expresso) devidamente decorado com flores para possivelmente serem levados à recepção. Repito, eram 15h de uma sexta-feira! Ah! No caminho, demos de cara com um casal, convidado do casamento, lindamente vestidos, saindo de uma mercearia, cada um com um refri de 600ml na mão e atravessando a rua, imagino que para ir andando para a festa. Vai entender...

* Não há estacionamento. Todas as vagas estão escondidas em garagens subterrâneas, ou aquelas de vários andares, como nos filmes. E TODAS são pagas!

* É muito barato ser bem vestido aqui em Dublin. Existem 2 lojas (a Penneys e a Dunnes) que são gigantescas lojas de departamentos, em que os vestidos custam 9 euros, as botas variam de 6 a 15 euros, os casacos ficam em 20 euros, enfeites de cabelos (presilhas, diademas, lenços, boinas, tudo mt usado aqui) não passam de 3 euros... E tudo é absurdamente lindo! Ontem msm eu comprei uma calça jeans (as minhas estão TODAS caindo! AMO!) por 9 euros, uma calça de pijama liiiiiiiinda xadrez por 4 euros e uma pashmina por 3. Inacreditável!

* O trânsito parece, de longe, o mais organizado do mundo: ciclovia, faixa exclusiva de ôninus, semáforo por todos os lados... Mas, olhando de perto, é uma completa loucura! Você vê os carro parados, quer atravessar, passa uma moto na maior velocidade. A moto para, manda vc passar, e passa um TREM, quase te atropelando... Isso sem falar nas incontáveis vezes que você olha os veículos e acha que está vendo carros fantasmas, até se acostumar que a direção é do outro lado aqui nessta terra doida...

* Se vestir para andar aqui, pelo menos nesta época do ano, é uma verdadeira aventura. Se você vai andar na sombra, vai passar um frio tremendo! Se vai andar no sol, prepare a blusa de alcinha porque o calor vem com tudo! Dizem que somado a isso ainda está o risco constante de pegar chuva, mas este lado, felizmente, ainda não conhecemos

Curiosidades a parte, estamos nos acostumando aos poucos à vida aqui. Hoje compramos nosso Vodafone, que é o cel daki. Passo o nº no msn pq ninguém merece divulgar isso aki, né?! Mas falamos com o Brasil a 0,09, o q é ótimo! A comida tem saído cada vez melhor. A primeira tentativa foi uma gororoba de arroz com carne moída, mas esta foto da direita mostra meu almoço DELICIOSO de hj: salada crua de alface, tomate e cenoura, brócolis na manteiga, arroz e omelete de presunto e queijo. Não, ainda não tivemos coragem de tentar o feijão. Mta hora nesta calma!

Aqui tem MUITO brasileiro! MUITO! Demais! É assustador! Até agora conhecemos poucos, mas ouvimos o idioma da terrinha por todo lugar que passamos! As pessoas não fumam tanto quanto na Espanha. E, para minha felicidade, não se pode fumar dentro de estabelecimentos. Então estou em casa!!!!

A procura por acomodação está encaminhando. Por emprego ainda não começou, mas da semana que vem não passa!!!

Quero loucamente começar logo uma rotina aqui, me sentir mais dublinense que nunca, conhecer irlandeses para aprender este sotaque engraçado e viver cada gota do que me aguarda!!!!

Recadinhooooooooos:

O primeiro vai pro meu parceiro GUTO que não me contou que o niver dele era dia 01 de setembro! Parceiro, vc sabe que está para sempre no meu coração, né?! Muitos, muitos parabéns, felicidades eternas e mtas saudades de vc! te amo, parceiro!

Amanda, recebiiiiiiiiiiii seu e-mail... RACHEI de rir!!!! MT BOM! Não vou comentar nada por aqui pq é meio impróprio... hehehehe Mas já te respondo! O feijão ainda não saiu, mas prometo q tiro uma foto dele (ou do que sair =P)

Danniiiiiiii, te ligamos hj, mas sua mãe disse q vc estava viajando com a RELP. Te ligaremos semana que vem para saber como foi e desejar sorte pro concurso! Vai dar tuuuuuuuudo certo e ano q vem vc vem nos visitar pra gente quebrar tudo nessas zoropa!!! uhuuuuu

Toso, q p... de música é essa??? É a de que São Paulo deveria ser perto de Madrid??? Me conta da viageeeeem! Ah! Mó invejinha branca de vc! saudades dessas viagens RELPs...

Mayarê, q disgrama q nunca te encontro! =P Nem to com saudades mesmo... Melhorei sim! Acho q a febre veio só pra me dizer que se eu tivesse viajado pra morar em Barcelona, morreria... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Foi definitivamente melhor assim! Me cooooooooooooonta só um tikim??????? Só um beicim de pulga? hehehehhe AMO!

Papito, mamusca, Carol, João e André, amo vocês!!!!!!

8 comentários:

  1. É, realmente leva um tempo para se acostumar com a mão inglesa. A gente já tá quase se acostumando aqui na Austrália, mas vez ou outra nos pegamos olhando pro outro lado da rua na hora de atravessar.
    Não sei como é Dublin, mas Melbourne tem vários barzinhos e pubs escondidos em becos, que só quem é morador vai conhecer, e sim, leva um tempo para se tornar um Melbourniano.
    To achando bão demais seus posts, qualquer dia vamos aí visitar vocês.
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Fiquei com vontade de comer esse seu almoço hein? E vale a dica: terça agora é 7 de setembro! Eu acho que vale a homenagem de você sair com uma blusinha da seleção né? Só uma sugestão... hehehehehe Beijooosss

    ResponderExcluir
  3. éééééé
    é essa musica mesmo
    eu agora virei um cantor de primeira com essa musica
    nova dupla sertaneja: Toso & Sorocaba
    hehehehehehehehehehe
    entããããão
    to aqui mandando essa mensagem pra vc diretamente de ouro preto
    olha so quanta honra hein
    ehehehehehehhehehehehehehe
    por aqui ta td sussa
    o bom de ir numa cidade q é tombada é q as coisas não mudam nunca, então ta tudo no mesmo lugar de sempre
    =D
    quando puder entra no site da relp q la no cantinho tem o link pro blog da viagem
    ficou show ;]



    bjuuuuuuuus
    saudades mil
    e depois quero seu numero novo hein
    =D

    ResponderExcluir
  4. hummmmmmmmm
    e nao deu nenhum bjinhu??
    jueheuhueh fotoss.. gosto de fotot
    =]
    BJuuu

    ResponderExcluir
  5. Tãããããoooo feliz com a ligação de vocês!!! =)

    Pois é... Zoropa me espera! Como disse, só dependo de algumas coisitas políticas, mas o universo conspira ao nosso favor sempre!

    E também preciso segurar uma grana, né?! Em menos de 1 ano, Disney, Argentina e Zoropa... tô demais! KKKKKKKKKKKKKKK!!! Mas vai dar tudo certo! Vocês me conhecem... quando quero uma coisa... só Jisuis na causa! Rsrs...

    Não fica com saudade das viagens RELP's não! Quando você chegar volta a fazer tudo de novo! E afinal, como disse o Toso, Ouro Preto não mudou nadinha nadinha! Igualim da última vez que fui há 5 anos!!! KKKKKKKKKKKK!!

    Missão de vocês: descobre todos esses pubs secretos que o Xoks falou! Quando chegar aí quero conhecer todos!!! Principalmente se tiver Absolut por 11 euros! =P

    Amo vocês!!! Fazem muita falta na minha vida!!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh... outra coisa... Saquinho comeu essa comida aí??? DUVIDOOOO!!! KKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    ResponderExcluir
  7. Amanda,
    Que delícia de viagem! O outro dia assisti a uma palestra onde a pessoa defendia exatamente o que você está fazendo: viajar e conhecer o mundo, outras culturas e idiomas. Você está certíssima.
    Aproveite muito tudo. Um grande beijo. Waldete, Flávio e Armando.

    ResponderExcluir
  8. Ai Mandinha que delícia de experiência hein... espero que esteja tudo maravilhoso por aí, e você faz muita falta aqui...=)
    Saudades... bjãooo

    ResponderExcluir