segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Crise Irlandesa, segundo os próprios irlandeses (Parte II)


Voltando finalmente... Depois de uma looooooooonga e atribulada semana, cheia de novidades e trabalho, vamos ao que interessa: o que os irlandeses estão pensando sobre tudo isso que está acontecendo no país deles?

Um dia após eu escrever a Parte I deste post, o Sr Brian Cowen apresentou ao mundo o que ele chamou de 4-year savings plan. Resumindo um pouco a hist
ória, a idéia é recuperar, neste período, 15 bilhões de euros (3 bilhões em cortes no social welfare e 5 em elevação de impostos) para que voltem aos cofres públicos, além, é claro, de pagar o empréstimo de 85 bilhões ao FMI. Para isso, haverá redução de 1 euro na hora do salário mínimo, elevação da idade mínima de aposentadoria e diminuição da pensão, diminuição de empregos públicos (extinção de quase 25 mil cargos), diminuição do seguro-desemprego, aumento das taxas de inscrição das universidades em até 500 euros, o corte do orçamento da Saúde e o aumento de impostos (o VAT, equivalente ao nosso ICMS, aumentará de 21% para 22, em 2013 e pra 23% em 2014 e o piso do imposto de renda, que hoje isenta 45% da população, será elevado). Além disso, as casas e estabelecimentos passarão a pagar pela água que consomem, a partir de 2014 (aham, camarada! Isso mesmo! Na Irlanda vc pode tomar banhos de 5h que não pagará pela água consumida., só pela energia. Aqui tudo bem, já que eles não tomam banho. Imagine isso no Brasil...)

Bom, imagine agora que sua casa está muito, muito suja e bagunçada. Quando você se dá conta de que não será capaz de limpar a bagunça sozinho, pensa naquela sua vizinha chata e fofoqueira, que sempre compra as últimas novidades em produtos de limpeza e que tem todo o know-how para te ajudar. Cabisbaixo e humilde, você percebe que realmente precisará da ajuda dela, então bate em sua porta e pede socorro. Ela abre aquele sorriso triunfal e responde que terá todo o prazer em te ajudar, DESDE QUE você mude os móveis de lugar, compre certos produtos no supermercado, pinte a parede da sala de amarelo, coloque um tapete lilás no seu quarto... Qual seria a sua sensação? Raiva? Impotência? Desespero? Pois então! É exatamente assim que os irlandeses estão se sentindo em relação a toda esta história! Todas essas mudanças e atitudes tomadas pelo Taoiseach fazem parte das várias exigências feitas pelo FMI para que fosse realizado o empréstimo (ou Bail-out, como eles chamam aqui, que, pela tradução, é uma espécie de resgate). Se a Irlanda tentou evitar aceitar isso? Sim! Com todas as forças, assim como a Espanha e Portugal estão fazendo neste exato momento. Adiantou? Bom, a crise está aí para responder.

O povo, odiando o atual Primeiro Ministro e amedrontado com o que pode acontecer, diz que, como sempre, os pobres estão pagando pelos erros dos ricos. A classe média, como não poderia deixar de ser, será a mais atingida pelas medidas. O aumento dos impostos representará uma média, por família, de 4600,00 euros a mais a ser pago anualmente para o Estado. Os bancos, que estão entre os principais culpados pelo que está acontecendo, receberão mais de 50% do valor do empréstimo para se recuperarem. O salário dos políticos... Você leu algo sobre a diminuição dele? Porque eu não li...

Nesta onda toda de problemas políticos e econômicos, a última notícia dada era de que em Dezembro, logo após o Natal, o sr. Brian Cowen convocaria novas eleições para Primeiro-Ministro (sim, ele renunciaria ao cargo), visto toda a insatisfação popular em relação ao seu mandato. Seguindo mais um exemplo de que Brasil e Irlanda são quase irmãos gêmeos, tudo parece estar se encaminhando para um de
sfecho que nós conhecemos muito bem: pizza! Nada de eleições por enquanto!

Com tanta insatisfação popular, sábado passado mais de 50.000 pessoas foram às ruas (agora brancas pela neve) de Dublin protestar contra toda a pataquada.

Agora vem minha pergunta: pataquada sim! Mas será que ela vem só do lado do governo? Vamos pensar um pouco na situação: o número de desempregados na Irlanda nunca esteve tão alto. Em compensação, o número de vagas de emprego (para salário mínimo) está relativamente alto, os empregadores deixam sempre bem claro que darão prioridade aos conterrâneos, e a procura dos nativos por estas vagas beira o nulo. O que acontece é que os moradores (e neles estão incluídos os knackers, aqueles a toa na vida que ficam jogando ovo nos estrangeiros) preferem ficar em casa recebendo 200 euros por semana do Social Welfare (mais todos os seguros saúde, desemprego, moradia, filho e lá vai dinheiro...) do que levantar seus fat arses do sofá e receber esta mesma quantia como salário em algum emprego. Com isso, as vagas ficam em aberto e os estrangeiros não param de chegar e ocupá-las, levando o dinheiro irlandês para fora.

Somado a isto está o acordo feito pelos países da UE. Qualquer cidadão de qualquer país pertencente à União Européia pode entrar no país sem passaporte (e, é claro, sem visto) quando quiser, arranjar quantos empregos conseguir, e ir embora quando bem entender. Mais revoltante ainda, é que esta mesma lei vale para o Social Welfare. Exemplo: o Social Welfare da Polônia não é tão bom quanto o daqui. Com isso, os poloneses saem do seu país e vem pra cá, se declaram residentes e desempregados, e recebem a mesma quantia do Estado.

A impressão que me dá e relação à Irlanda é de que o país é estilo ganhado
r de Big Brother: ganhou muito dinheiro em pouco tempo, não tinha condições administrativas de lidar com tanto crescimento, então começou a gastar mais do que tinha. Agora o dinheiro acabou e o anonimato está voltando. A diferença nesse caso é que a Irlanda nunca esteve tão em evidência. Pena que o motivo seja tão negativo...

Por fim, curiosidades à parte, em inglês a palavra "Partido" (de partido político) é traduzida como Party, mesma tradução da palavra "Festa". Ao que parece, não é só no Brasi
l que Política e Bagunça andam tão juntos...

Bom, post para finalizar o assunto (pelo menos por enquanto), cansaço batendo FORTE! Então deixarei o post sobre a neve para o próximo! Sim! NEVE EM DUBLIN! Inesquecível!!!!! Fotos no link ao lado!!!

Amo vcs e estou com saudades!!!


5 comentários:

  1. Caramba.. a situação está mesmo complicada por aí...
    Maas, vim aqui falar das suas fotos! Estão maravilhosas! E seu semblante de alegria é contagiante! ;D
    Continua aproveitando muuito aí!
    beeeijo

    ResponderExcluir
  2. Uhulllllllllllllllll
    NEVE é linddooooooooooooooo
    mas jajáa vc nao vai aguentar mais!!
    =] hahaha
    Bjaaoo

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudade!!!!!!!!!

    Quem diria hein.... vc escrevendo textos e mais textos sobre política. rsrs. Virou jornalista é? rsrs.

    E sem qse entrar aqui... vejo todas essas noticias e penso: AI QUE DELICICAA!!!

    To morrendo de saudade de tu!

    Amo demais.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Gemulinhaaa até eu entendi tudo agora rsrsrsrs... E a neve é das coisas mais lindas que já vi!!!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Guriaaaaaaaa! Sério, concordo com a Clarinha, assim que você voltar pode aposentar sua formação em Educação Física e investir na carreira de jornalista! Você está escrevendo muito!!!!!
    Nunca mais te mandei e-mail... Estou devendo!
    Estou com saudadesssssss
    Beijosss

    ResponderExcluir