quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Not too bad...

Um irlandês, questionado sobre qual seria uma característica inerente aos seus conterrâneos, respondeu de prontidão: Somos positivos.

Positivos? Como pode ser positivo um povo que, ao ser perguntando "How are you?", tem como resposta mais frequente "Not too bad"? Sim! Sabem a nossa mania de iniciar todo encontro com "Tudo bem?" "Bem. E vc?" "Tudo bem", mesmo que você não esteja tão bem assim? Então, aqui na Irlanda a história é exatamente o oposto. Mesmo que o aprendiz de leprechaum tenha passado o melhor dia de sua vida, provavelmente ele te responderá "Not too bad". Hoje mesmo perguntei ao Paddy (o chef do café que trabalho) "How are you?" e ele me respondeu "Very, very fine". Quase caí pra trás. NUnca tinha ouvido essa resposta por aqui.

Então, como podem se considerar positivos? E eis que vem a resposta, vinda do próprio irlandês do início: "To live in such a shit place like this, we HAVE to be positive" (Para morar em um lugar tão ruim como esse, você tem que ser positivo). Tá explicado...

Esta "pesquisa" foi feita por uma malasiano da sala do Du, e encaixou perfeitamente nesta semana, em que tenho me percebido bem atenta aos costumes, cultura, causos e histórias da Irlanda e de Dublin, expressões e palavras usadas por eles... enfim, ao irish way of life!

Os irlandeses são pessoas muito, muito comediantes! Uma das maiores críticas que eles fazem aos americanos é a falta de entendimento de ironia e sarcasmo por parte dos nativos da Terra do Tio Sam. Aqui, tudo é motivo de piada ou de comentários com duplo sentido. Acho o máximo! A hora de falar sério é respeitada, mas tirando isso, cada mergulho é um flash.

As diferenças culturais com o nosso país são gritantes. Basta andar na rua para percebê-las. Passar por mulheres grávidas arrastando carrinhos duplos de bebê é a visão mais comum daqui. Ao que parece, nem o advento da televisão mudou a mania deles de povoar o mundo. Se depender dos irish, a Europa jajá deixará de se chamar "O Velho Mundo".

Para quem costuma falar que sábado é dia de banho, uma novidade: isso é de origem irlandesa também. Dá pra acreditar? Explico: Tive quase um choque cultural quando cheguei aqui e morei um tempo com o Paul, o francês que morava no flat. O bichinho não só tomava banho todo dia, como em alguns dias ele o fazia 2 vezes. Meu mundo caiu! Então os franceses tomam banho? Sim! Os irish, nem tanto! Quando a Mari entrou na casa da family que ela está trabalhando, a mãe já foi avisando: ela não teria que se preocupar em dar banho nas crianças. Só ela (a host mother) faria isso, daria os DOIS BANHOS POR SEMANA das crianças. Boquiabertos, nós aqui do flat tivemos algumas conversas wondering (desculpem algumas palavras em inglês. Elas estão sumindo da minha cabeça em português) se isso acontecia apenas com as crianças ou com os adultos tb.

Pois bem! Ontem, aproveitando a bondade e tranquilidade do meu professor, resolvi fazer esta pergunta a ele, creeeeeeeeente que ele iria rir da minha pergunta. Pois bem, meus caros, ele não só não riu, como batemos um mega papo cabeça sobre o assunto. Ao que parece, até o final dos anos 80, início dos 90, a maioria das casas irlandesas nem ao menos tinha chuveiro, pois era muito caro. Todas as casas, por maiores que fossem (e as casa antigas aqui suportam 8 a 10 pessoas FÁCIL), tinham apenas 1 banheiro, e nele tinha uma banheira. Mas além de a água tb ser muito cara naquela época, água quente era mega artigo de luxo, porque funcionava apenas por meio de um aparelho chamado immersion, que existe até hoje em algumas casas. O immersion funcionava assim: se vc achava que amanhã cedo seria uma boa tomar um banho antes de sair, deveria ligá-lo hoje, antes de dormir. kkkkkkkkkk Exageros à parte, pelo menos umas 3 horas levava para esquentar uma água. E era (surprise, surprise) muuuuuuuuuuuuito caro. Ou seja, um país super frio, com 1 banheiro para 10 pessoas, em que tomar banho sairia super caro... Conclusão, geralmente eles só tomavam banho no sábado!

Mas aí vem a pergunta que não quer calar: Tá! Entendo a explicação! MAS E HOJE? Afinal, eles já tem chuveiro e água quente. Pois é! Com essa cultura criada por muito tempo, e com a falta de transpiração por conta do frio, segundo meu professor, eles tomam uma média de 5 a 6 banhos por semana. Claro que nos dias que fazem algum exercício, o banho é garantido. Mas nos outros, nem tanto.

Diferenças culturais à parte, eu admito que desde que cheguei aqui, passei uns 2 dias (claro que não consecutivos) sem tomar banho. O Du tb! A Mari tb! Isso dá uma média de 1 dia sem banho por mês. Então, camarada, que atire a primeira pedra quem já morou em um país p*** frio sem água quente (como nós ficamos todos os dias das 13h às 18h aqui em casa) e nunca ficou um dia sem tomar banho. Vivendo e aprendendo...

Pois então esse povo que fala engraçado, bebe muito, dirige do lado errado e tem os olhos mais bonitos do mundo também mata uns banhos de vez em quando, faz comédia com tudo e é muito parecido com o brasileiro, no sentido de ser regido por um governo corrupto, que favorece a distribuição desigual das riquezas e dos impostos, e mesmo assim mantém a cabeça erguida e o bom humor diário. Por fim, acho que estou me encantando pelos irlandeses.

Já falei demais (surprise, surprise again), mas a semana foi muito boa, então tenho muitas novidades! Eu e Du começamos a malhar ontem. Achamos uma academia bem no centro, de 2 andares, só com aparelhos da TechnoGyn. Precinho camarada? 20 euricos! AMEI! Pela primeira vez na minha vida estou indo a uma academia por prazer, e não por obrigação ou trabalho! Fui ontem e hoje, mega animada! Vamos ver quanto tempo dura! E o melhor de lá é o chuveiro. Putz! Os melhores banhos que tomei aqui na Europa! Totalmente excelente!

Arranjamos novos flatmates para os lugares da Mari (uma coreana) e do Sussu (um mineiro). Eles chegam aqui semana que vem. Medo! Nunca dividi o quarto com alguém que não conhecesse... Repito o que já disse, vivendo e aprendendo.

Ontem eu e Du, voltando da academia, fomos assolados pela ventania do século. Aí vc daí do outro lado, no aconchego do clima brasileiro, pensa naquela brisa que balança os cabelos. Dá só uma olhadinha nesta foto para vc entender do que estou falando:


Sim, meu bem! Quase 100km/h de vento. Aqui eles aconselham a não andar perto de ruas movimentadas, porque o vento pode ter empurrar para cima dos carros. Acha que é brincadeira? O Du, do alto do seus 2m, não conseguia andar. Imagina eu! A gente andava se batendo o tempo todo. Mas rimos até chorar! Já que é inevitável, relaxa e goza, não é mesmo?!

Na terça a noite fomos ao Diceys, um pub mega fofo que é super famoso entre os brazucas aqui. Nas terças, todas as bebidas e comidas são 2 euros. Precisa falar mais nada, né?! Tá mais que explicado o porquê de ser famoso. O Narezzi, nosso amigo, voltou pro Brasil na quarta e fomos lá nos despedir dele. Bem divertido! Ontem fomos para um pub em que estava tocando uma banda brasileira que é bem estilo Luciana Melo, Tim Maia, Gabriel o Pensador... Muito legal tb! E estamos aproveitando para curtir um pouquinho mais o Sussu antes dele voltar. Nem quero pensar nisso ainda!

Bom, novidades atualizadas, vou ficando por aqui que hoje é sexta e o fds está começando! =D

Palavra nova do dia: Lassie. É o feminino de fella, que eu falei no post anterior! Espero que qualquer semelhança entre a Lassie cachorra e as irlandesas sejam mera semelhança... Porque né...

Música: Billionaire, do Travis McCoy e Bruno Mars. O Paul colocava esta música 23234234 vezes por dia aqui no flat. Como o sobrinho dele nasceu e ele é o padrinho, hoje faço homenagem!


Amanda, prometo que juro que respondo seu e-mail esse fds! Vc é uma Lassie (no sentido animal da palavra) por me deixar curiosa! Feia =P E essa NY que não chega, minina! Tô contando os segundo por vc! =DDD

Toseiras, ce sabe que só ofendo quem eu amo, né?! kkkkkkkkkk Saudades de vc, meu queixo predileto! Me manda um e-mail, mesmo que pequenininho, só pra falar como estão as coisas...

Bibi, a Mari está mesmo de au pair. Muda pra lá esse domingo! Eu estou em um café, trabalhando na cozinha. Eles chamam de commis chef, é tipo um auxiliar do chef, entendeu? eu sou responsável pela parte dos sanduíchese wraps, além de toda a preparação, lavar a louça... mó faz tudo! hehehehe E tá que não para de chegar família pra vc, né?! Adoooooooooooro!

Victããããão, menino, acredita que lembrei de vc e do Dênio no treino de Rugbi! Não sei pq... Q estranho! Pois é! Queria muitooooooooo ver o match contra a Nova Zelândia, mas só se eu doar meus orgãos, né?! =P

Carol, queria mesmo ter falado com vc ontem =( Estou ficando muito cansada agora com a academia, meu corpo tá se acostumando de novo! Vou responder seu e-mail e quero saber como foi no Paraíso, com fotos, hein?! Hoje vi o presente de Natal do João! Quero muitoooooooo comprar pra ele, mas é enoooooooorme, vai ficar um olho da cara mandar por correio =( O que eu faço?

Mamusca, como foi o Paraíso? Aproveitaram bastante? Dê notícias!

Beijocas, beijocas, beijocas


A ventania de ontem, e os felizes se divertindo

3 comentários:

  1. Ontem eu e o Kindher fomos ter aquelas conversas-lanche da vida, sabe?
    A sensação era que a qualquer momento você ia chegar pra ocupar a sua cadeira vazia na mesa.

    Tô querendo TANTO te encontrar no Skype... te vejo online, mas acho que não dou sorte! Tomara que porque você esteja ocupada com milhares de coisas boas por aí! :)

    Amo GRANDÃO, quero que essa saudade vá embora o quanto antes =D

    ResponderExcluir
  2. Quero um presente! Sera que eu posso pedir um? Sera que eu tenho direito?? ah vai....
    Aproveita bastante ai, com moderação!

    Beijos,
    Guigo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei mil séculos sem ler o blog! Confesso! Mas li tudo que era novo de uma vez! Estou atualizada! Rsrs...

    Estou te devendo o DVD! Não briga! Minha vida aqui está uma loucura! Todo dia brigo com o seguro do carro, fico P da vida e esqueço de fazer qualquer coisa! Rsrs...

    Mas vou anotar na minha agenda pra te mandar amanhã sem falta!

    Notícias ruins... não vou conseguir ir pra Europa em março, como eu peguei turmas de ginástica, só consigo tirar férias com o período letivo, ou seja, julho e dezembro! E como eu ainda não tenho 1 ano de secretaria de educação, só no "próximo dezembro" que consigo tirar férias de verdade! Fazer o que, né?! Fiquei triste, msa são as coisas da vida!

    No mais aqui está tudo no mesmo modelo! Estamos aí... trabalhando e só! Pq em Brasília... sabe como é, né?! Rsrs...

    Rafinha casa no dia 11 de dezembro, depois mando fotos do casório pra vcs!

    Um suuuuuuper beijo! Estou morrendo de saudade! Não vejo a hora de vcs voltarem!

    ResponderExcluir