terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Natal, Reveillon, Londres e outras coisitas mais...

FELIZ 2011!!!!! Jesus me abana que 2010 passou mega rápido! Acho que ainda não me dei conta de que já estamos em um novo ano...

De volta de pequenas férias, ano novo, vida nova! Mas antes de começarem os posts de 2011, vamos falar um pouquinho das festas de final de ano aqui no Velho Mundo.

Definitivamente esta época é a mais difícil de se viver enquanto se está de intercâmbio. A saudade aperta, a carência bate, a vontade de voltar vem com força total! Pela primeira vez na minha viagem posso dizer que me senti homesick! Vontade FORTE de estar no Brasil, com meus amigos e minha família. Receber tantos e-mails e ver tantos comentários sobre confraternizações e festas de família dão um apertinho no coração que só estando aqui para entender.

Neste clima, realmente não esperava nada da festa de Natal. Eu e Mari combinamos com alguns amigos daqui de Dublin de fazermos nossa ceia no dia 24 na casa de 2 deles, o Ulgem e o Eric. Essas pessoinhas são 2 figurinhas mega importantes para nós duas. Acho que posso falar que desde que eles chegaram aqui em Dublin eu tenho gargalhado bem mais. Combinamos tudo, pensamos nos pratos da ceia e nos preparamos. Além de nós 4, o Eduardo, nosso amigo carioca que está morando na França, e o Thiago, paulista de Orlândia (tio Mário, acredita que achei alguém de Orlândia aqui em Dublin?) completaram a reunião familiar. Lá fora, tornando nosso Natal mais bonito, neve em todo lugar!

Quando chegamos na casa dos meninos, eu havia preparado uma surpresa: comprei todos os ingredientes para fazer pão de queijo para todos e matar um pouquinho das saudades. Mas não é que a surpresa maior ficou por conta da decoração que os meninos prepararam? Lá fora, assim que chegamos, um boneco de neve a coisa mais fofa do mundo. Lá dentro, uma decoração MEGA fofa, com direito à bota do papai noel e suplá vermelho. Arrasaram, meninos!

Ficamos um tempo na cozinha conversando e rindo muito, enquanto eu preparava o pão de queijo e o Ulgem terminava a maionese deliciosa dele. Enquanto uns se arrumavam, os outros choravam as saudades com a família no tel. Perto de meia noite, fomos comer. Chuva de arroz proporcionada pela estabanada aqui, estouro dos Christmas Crackers (uma tradição da Irlanda. Posto o filme aqui no próximo post), abraço de meia noite às 0h10 porque perdemos o horário, foto no frio lá fora com o snowman, tentativa frustrada de guerra de neve... Foi uma verdadeira festa! Definitivamente uma das noites mais divertidas que passei aqui. Pra completar, só o Ulgem passando de quarto em quarto acionando o secador de cabelo por baixo de cada edredon para esquentar todo mundo. Impagável!

Dia seguinte teve café da manhã com pão de queijo e as sobras do perú (ao som de "Então é Natal", da Simone, que não poderia faltar) e depois ficamos conversando e jogando. Enfim, um Natal inesquecível!

Dia 26 caímos para Londres. Engraçado como as coisas são, não é mesmo?! Eu sempre dei muito valor para o Reveillon. Para mim, virada de ano frustrada seria sinal de ano ruim. Em compensação o Natal eu sempre achei que sempre seria mais ou menos igual. Sempre bom, principalmente porque sempre passei com a família, mas sempre parecido. E não é que este ano as coisas se inverteram? O Natal foi totalmente diferente, mas o Reveillon foi bem normal.

Londres, por si só, foi excelente! Primeiro porque reencontrei a Karina, minha amiga da faculdade, e tive uma grata surpresa de ficarmos ainda mais próximas. Sério! Só ela valeu a viagem! Que companhia delícia! E depois porque revi uma das cidades que mais me apaixonei na vida, mas dessa vez com outro olhos, o que é sempre válido! Além disso, em função das festas de final de ano, havia muita, muita gente! Então realmente tivemos contato com uma Londres completamente metropolitana e miscigenada.

No primeiro dia servi de guia das meninas. Começamos o turismo pelo Big Ben e as casas do Parlamento (Claro! Para já nos sentirmos em Londres) e andamos até a Westminster Abbey, a Igreja onde o Prícipe William se casará. De lá, pegamos o metrô para Notting Hill, que eu particularmente amo! A noite, fomos para Convent Garden a tempo de vermos o Convent Market ainda funcionando. Ele é um mercadinho estilo feirinha, com stands de todos os produtos que se possa imaginar. Bem fofo! Já neste dia compramos o Oyster, uma cartãozinho que você paga 3 pounds e recarrega, podendo usar no metrô e ônibus. Pagamos o bilhete semanal. 25 ponds, com uso ilimitado. Sério! Mega barato, principalmente considerando que Londres é enorme, com um metrô perfeito e com night bus todos os dias.

No segundo dia fomos para o Museu de História Natural, Picadilly Circus e Oxford Circus. As ruas estavam completamente abarrotadas, já que absolutamente TODAS as lojas estavam pelo menos com 50% de desconto. Pobre de marré deci, fiquei só na vontade mesmo =P No caminho entre Picadilly e Oxford, paramos na Hamleys, a loja de brinquedos de 5 andares. Éramos 3 crianças grandes lá dentro, querendo comprar tudo!!! Lindo! Lembrei do João em tudo!

No terceiro dia encontrei com as meninas na Westminster Bridge, pois elas foram ao Madame Tussauds, que eu já havia ido na primeira vez. Ficamos sentadas lá conversando, curtindo o tempinho agradável (4ºC... Dilícia, perto dos -10º que havíamos pegado menos de 1 semana antes). De noite eu e Mari fomos ao Zoo Bar, uma baladinha mega divertida de lá! Conhecemos altos britânicos, rimos até chorar... Foi bom pra quebrar um pouco a imagem de intocáveis que eu tinha deles.

Dia seguinte eu e Mari fomos visitar a Catedral de St Paul, aonde a Princesa Diana casou com o Príncipe Charles. Não entramos, mas ela é bem bonita por fora. Vale a ida lá. De noite, fomos para minha mais nova parte predileta da cidade, e uma das poucas que eu não conhecia: Candem Town. É uma área bem eclética, com as lojas mais diferentes de todas! É o tipo de lugar que vc encontra de produtos góticos a roupas engomadinhas. Onde você é capaz de encontrar um travesti de 2m de altura vendendo meias calças de todas as cores, e na barraca seguinte você vê simpáticas japonesas te servindo o noodles mais barato e mais oleoso do mundo. AMEI! Dica da Karina, devidamente repassada agora!

Dia 31 voltamos a Candem Town, desta vez com todo mundo, e passamos horas e horas lá, nos deliciando! Até coxinha com Guaraná em uma barraca de comidas brazucas nós encontramos. Pensem em 6 crianças comendo... De lá fomos na estação King's Cross, tirar foto na Plataforma 9 3/4 do Harry Potter (geeeeeeeks! kkkkkkkkkkkkk). Adooooooro! Dormidinha básica de tarde e de noite eu e Mari caímos para um pub onde teria entrada grátis para o Reveillon. Noite divertida, bem acompanhada da minha gêmula, conhecemos uns caras de Bermudas (oi?) e ficamos lá o suficiente para passarmos a virada e depois irmos encontrar o Du, que havia preferido ver os fogos na London Eye. Encontramos com ele, andamos km de distância à procura de uma estação de metrô em que fosse possível entrar sem ser atropelado pela multidão, e voltamos para casa.

Dia 1º acordei com uma saudade absurda de casa, da minha família! Um sentimento muito esquisito, meio sufocante mesmo! Ficar em casa? No way! Eu e Mari fomos para a Picadilly e eis nossa surpresa ao nos depararmos com um desfile lá, cheio de cheerleaders, motos e carros antigos e uma banda bem ao estilo Colegial norte-americano! Excelente!

E voltamos para casa com muitas saudades, mas com a sensação de que agora falta pouco para voltarmos, então precisamos mesmo é aproveitar cada segundo que nos resta. Afinal, eis que em pleno dia de Natal você pode estar andando pela Grafton Street (rua de lojas mais famosa de Dublin) e se deparar com esta cena:



Sim, isso é real, aconteceu neste ano. Não, eu não estava lá =( Mas estava passando o Natal com pessoas muito importantes...

E é isso! Post bobinho só para atualizar sobre Londres. Ano Novo, imaginação renovada, estou com muitos posts na cabeça, vou tentar colocar pelo menos 1 deles em prática ainda essa semana.

Aos recadinhos de final de ano no post passado, saibam que receber palavras de pessoas amadas, seja por e-mail, comentário, sms, facebook ou o que seja, faz nossa vida aqui ficar muito mais gostosa! Amo vocês que fizeram do meu ano de 2010 totalmente inesquecível, certamente o mais intenso de minha vida!

8 comentários:

  1. Amei, Amandinha!!! A partir de fevereiro estou de casa nova e posso recebe-las melhor aqui em Londres de novo! Que bom que gostaram de tudo (principalmente de Camden, minha 2a casa)!

    Voltem sempre que quiserem!!!

    Bju!!! E ate dia 15 em Dublin! Yeeey!!!
    Karina

    ResponderExcluir
  2. Filha querida, como eu estava com saudades de ler seus posts. Engraçado, parece que esta escrita me deixa mais próxima de vc. Sensacional o filminho do pessoal cantando. Este anao tb pela primeira vez eu assisti o coral de natal cantar em frente ao prédio da Mônica. Muito fera e comovente. Nesta época do ano a gente já fica mais sensível mesmo.
    Olhe só, acabamos de tirar nossas passagens, indo dia 07 e voltando dia 20. Hurru!!!!! Tia Abadia e JP tb deverão ir, mas estão dependendo do passaporte.
    Te amo muito e vou agora entrar em contagem regressiva.
    Mônica disse que tem uma grande amiga morando na Suiça há alguns anos, se vc quiser ela te dá o contato dela.
    Bjs com amor. Mamy

    ResponderExcluir
  3. Aproveite a viagem, Amanda... Apesar do aperto no coração, serão histórias pro resto da vida! Grande beijo! Kiko

    ResponderExcluir
  4. Amandinha, sou mãe do Ulgem, fico mto feliz por meu filho ter encontrado pessoas como vc. Muito obrigada por estar junto dele.

    Adorei seu blog, estou sempre de olho nas novidades, Beijos, Cida

    ResponderExcluir
  5. Noite divertidissima,inclusive o troca troca dos sapatos, gemula igual que nem tem que calçar o mesmo numero... você sempre faz minhas passagens de ano serem diferentes, especiais e inesquecíveis rsrsrsrs A do ano que vem já ta programada heim?? Que venha um ano maravilhoso pra nós!!! Te amo!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amandinha, sou eu de novo mãe do Ulgem,ontem não mencionei o meu outro filho o Eric, quero deixar registrado aqui no seu blog, qto amo esses dois filhos, espero poder encontrar vc em abril, pois se tudo der certo irei. Beijos, ja gosto muito de vc viu? Cida

    ResponderExcluir
  7. Olá, Amanda, finalmente consigo ler seu blog e gostei muito! Bom saber que vc está vivendo essa experiência fantástica, continue aproveitando ao máximo! Neste ano estivemos no Natal com a família no sítio, foi ótimo. No próximo vc terá mtas histórias pra contar e adoraremos ouvi-las! Bjs, com carinho, Tânia

    ResponderExcluir
  8. Não vai atualizar mais não?
    É tão bom ter notícias frescas e bem humoradas...
    Beijos e saudades

    ResponderExcluir