sexta-feira, 15 de abril de 2011

Buda, Peste e muita diversao


Conseguiiiiiiiiiiiii uma folguinha para postar sobre Budapeste. As meninas estao doentinhas, entao resolvemos nao sair hoje, ja que nossa viagem esta so comecando. Ai, na folguinha a noite, ca estou, em frente a um teclado sem acento (nao reparem, vai ser todo sem acentuacao), pronta pra falar um pouquinho desses 4 primeiros dias da nossa viagem inesquecivel!

Budapeste eh, como eu sempre ouvi falar e ja imaginava, ABSURDAMENTE LINDA! A cidade parece toda feita para impressionar, cada predio que se avista parece sair dos filmes mais lindos, cada jardim completamente florido pela Primavera europeia (que dispensa comentarios), enfim... Inexplicavel!

Cheguei aqui no dia 12, ja a noite. O trajeto do aeroporto para o hostel foi uma aventura, ja que as meninas chegaram antes de mim e eu o fiz sozinha. Primeira gafe da viagem: peguei o metro sem pagar, completamente sem querer (ta... eu sei q soa estranho, mas eu juro q entendi que o ticket do onibus, pelo quel eu paguei, valia para o metro. Aparentemente, nao =P). Nao deu nenhum problema, mas engambelei geral o sistema... Coisas de nao entender nem uma virgula do idioma...

O encontro com as meninas, claro, foi uma festa. Uma hora de abracos, fofocas que nao acabam mais e saudades que parecem que nunca se matam. Tenho gargalhado nesses dias como ha tempos eu nao fazia... AMO!

Aproveitamos os dias para conhecermos tudo que nos fosse possivel. No nosso primeiro dia aqui demos uma volta pela cidade, aprendemos que Budapeste eh dividida em 2 lados: Buda e Peste (duuuuuuuuuuuuuuh). Peste eh o maior lado, o que estamos hospedadas (alias, pausa para falar do hostel, que nos custou meros 14 euros por dia por pessoa para um quarto so para nos 3, com cafe da manha feito pela propria dona e staffs gente finissima! E o chuveiro tem ate som dentro dele, da pra acreditar? Anotem ai: Paprika Hostel. MEGA recomendado), onde tem o Parlamento, a Catedral de St Stephen (belissima tb), os parques com os banhos termais e muitas outras coisas. E Buda eh do outro lado do Rio Danubio (sim, o da valsa), com alguns museus, alguns labirintos (sim, eu fui! Nao, eu nunca mais irei em outro =P), a Igreja de St Mathias e alguns outros Monumentos bem bonitos, alem de uma vista incrivel da cidade, ja que esta eh uma parte mais alta.

No segundo dia aproveitamos para fazer um Walking tour gratis que tem em quase todas as capitais da europa, que eu sempre quis fazer e nunca fiz. Beeeeeeeem legal, a guia era super querida e nos deu varias informacoes bacanas! Descobrimos que, pelo fato de a Hungria ter uma colonizacao asiatica, o idioma nao se parece com nenhum outro idioma europeu, se comparando, no maximo, ao idioma finlandes ou ao falado na Lituania. O alfabeto hungaro tem SIMPLESMENTE 44 letras, e nao existe uma ordem correta para as frases , ou seja, vc pode falar "eu estou bem", "estou eu bem", "eu bem estou" e por ai vai. Talvez por isso o idioma deles seja um dos mais dificeis do mundo, e por isso eles treinem tanto o cerebro que fez com que eles ganhassem 14 premios Nobel. Sim, walking tour tb eh cultura =)

O hungaros sao EXTREMAMENTE educados, talvez mais que os londrinos e os suicos. Absurdo! O sistema de transporte publico da cidade eh TERRIVEL, mas pelo menos a chance de vc achar alguem que fale ingles eh bem grande. Hoje, por exemplo, fomos no mercado municipal, e a senhorinha que vendia comida falava um ingles super corretinho.

A comida daqui eh beeeeeeeeem gostosa, mas nao eh muito boa para os vegetarianos. O prato deles eh basicamente carne recheada com carne. Nao, nao estou brincando! Mas naaaaaaaaaada a reclamar =)

A cidade eh bem limpa, mas admito que eh uma visao de contrastes. Como diz a guia do tour, eh a Bela e a Fera: ao lado de um predio belissimo e bem cuidado, eh super comum vc encontrar um predio bem no estilo comunista, remetendo aos predios do Setor Comercial de Brasilia. Meio que uma mistureba, mas os predios imponentes sempre se sobressaem.

Uma coisa muito comum daqui sao os banhos nas aguas termais. Nos ate pensamos em ir em um, mas nao trouxemos biquinis e o dia hj estava bem friozinho, entao acabamos nao animando muito. Mas chegamos la na porta e me pareceu bem bacana!

A nossa experiencia na noite de Budapeste se resumiu a ontem, quando fomos na Morrinson 2, a famosa boate de 3 andares. Sinceramente? Ate o Fitzsimons (em Dublin) eh mais legal... Beeeeeem caidinha a boate, com galera esquisita e musica do tempo da vovo. Mas, assim como td em Budapeste, absurdamente barata.

Alias, vale a pena dedicar um tempo so pra falar do QUANTO a cidade eh barata. Ja falei do hostel que ficamos, mas eh possivel achar camas em hostel por 3 ou 4 euros. A moeda aqui eh bem complicada de converter (1 euro equivale a mais ou menos 260 HUF, entao complica td), mas qd vc usa a conversao 1 pra 250, td melhora e vc ve como eh ridiculo. Um bom almoco nao sai por mais de 10 euros (bom MESMO! Hj, por exemplo, almocamos por 4 a 6 euros e pedimos pizza no jantar, por 2 euros por pessoa), a entrada na boate eh 2 euros, as bebidas sao na faixa de 1,5 euros ate meia noite, e 3 euros dps. O metro e o onibus sao por volta de 1 euro. Inacreditavel? Pois eh, imagina para mim que moro em uma das cidades mais caras da Europa... Absurdo de barato!

Enfim, amanha estamos indo para Viena, mas ja com saudades de Budapeste. Definitivamente eh uma das cidades mais lindas que visitei por aqui!

Bjocas a todos

4 comentários:

  1. Filha, que bárbaro. Tinha acabado de olhar seu blog e não tinha nada de novo. Tinha batido aquela saudadezinha. Fiquei fazendo outras coisas e fui entrar novamente para ver uma informação para tia Graça, não é que já tinha Amandinha de novo. Que legal. Como é bom acompanhar esta alegria docês. É visível a curtição, o entusiasmo, enfim, tanta coisa boa acontecendo. Continuem curtindo. Bjs com amor. Mamys

    ResponderExcluir
  2. Que delícia essa viagem!!! ;D

    Aiiiinnnn... Eu sabia de Buda e Peste. É dividido pela ponte, né?!

    Caracas.. 44 letras? E eu que achava que o Português que era difícil... Credo!!!

    Mandinha, curta muito com as meninas!!! Deve estar uma delícia essa viagem! Tire muitas fotos, dê muita risada, guarde muitas lembranças!!! ;D

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Gosto da vida assim, florida e cheeeia de sorrisões! =D
    Mande mais notícias, que gostamos assim!
    Aproveitem flores!

    Aaaaamo!

    ResponderExcluir
  4. Olá , Amandinha, tb adorei te conhecer, pena que não tiramos uma foto juntas, pois queria levar esta lembrança comigo.
    Amanhã dia 21.04 estarei retornando ao Brasil, ja estou morrendo de saudades de tudo e um aperto no coração por deixar os meninos, mas enfim é a vida.
    Continue sempre linda assim, com esse astral sempre pra cima que vc vai longe...
    felicidades, beijos, Cida
    OBS; Fala para Mary, que tb adorei conhece-la mando um grande beijo, e que nossa foto ficou ótima,

    ResponderExcluir