domingo, 6 de fevereiro de 2011

Voltando à realidade (virtual)

Pois é! Resolvi tirar férias de internet, com nada de e-mails ou posts por um momento. Nada programado ou revolto, mas a vida por essas bandas anda beeeeeeem atribulada. As usual, estou trabalhando igual uma burrica de carga! Isso, com mais milhares de mudanças (as usual again) na minha vida é igual a sumiço. Mas, depois de um longo e tenebroso inverno (literalmente, fala sério! Ô, inverno que nunca acaba!) agora sim: segunda parta da viagem dos sonhos, e algumas coisitas mais... Vou ter q dividir a Suíça em 3 partes, senão ninguém aguenta ler tantos devaneios dessa cabeça sem limites...

Bom, a Suíça... A Suíça é assim: saída de sonhos. Sei que visão de turista é sempre um pouco rebuscada por toda a expectativa e pelas novidades, mas quem disse que isso é errado? Se for para acreditar que exista um lugar que chegue bem perto da perfeição, quero, sim, acreditar que este lugar fica lá, bem pertinho dos Alpes.

O nosso primeiro dia foi bem do jeito que relatei no último post: uma mistura de emoções inexplicáveis, de paisagens inesquecíveis e de sensações de paz como aquelas sentidas apenas nos melhores momentos das nossas vidas. A montanha com neve, o sol vencendo todos os obstáculos, a visão dos Alpes bem atrás de nós... Nada consegue explicar...

No segundo dia estávamos em Luzern. Eu e Mari já estávamos um pouquinho mais acostumadas com o esquema dos trens lá da Suíça, então mesmo não entendendo PATAVINAS do que estava escrito ou do que era falado nas ruas, conseguimos pegar o trem sem complicações. Na verdade, pegamos ele no final do dia em Solothurn e já dormimos no hostel em Luzern. Mais uma vez, o hostel era suuuuuuuper bom, limpíssimo, com staffs educadíssimos! Como lá não tinha café da manhã, demos um pulinho no Migros (que é tipo o Tesco, aki do UK, uma rede de supermercados boa e barata) e fizemos a compra para o dia seguinte.

Mesmo com a dia nublado novamente, não desistimos da nossa idéia inicial: SLEDGING!!!! Sledge é tipo um trenózinho que vc pode ir em 1 ou 2 pessoas. Nós decidimos fazer isso ao invés de esquiar porque, como teríamos pouco tempo e a neve não estava alta o suficiente, pagaríamos muito caro para não aproveitarmos tanto! Sinceramente, NEM UM PINGO DE ARREPENDIMENTO! O passeio já começa surpreendente desde a parte do teleférico! Mais uma vez a visão das montanhas e alpes cheios de neve, as árvores a la Winter Wonderland e, principalmente, o sol aparecendo por cima das nuves, quando você já perdeu as esperanças de vê-lo naquele dia... Tudo faz parte de um espetáculo que mais parece um conto de fadas!!!

Lá em cima, a diversão começa com o trocar de roupas: imaginem a Mari com uma calça de esqui (super esporte), uma galocha (super... brega =P), um casaco de peles (super posh), um gorrinho rosa e os óculos de esqui da Jenny... A gente não conseguia parar de rir!!!! Valeu a visão! Depois de um tempo apreciando a vista, tentando, ao máximo, registrar cada centímetro de beleza daquele lugar, fomos à aventura. Eu e Mari em um trenó, Jenny e Florian em outro. O que os 2 tinham de leveza e destreza, nós tínhamos de jequice e falta de jeito. Eu estava na frente, então toda vez que ia freiar, comia todo o gelo do chão... kkkkkkkkkkkkkk JURO! Quando a gente parava, eu estava branca e ensopada! Ridículo! Trocamos as duplas, porque as rampas começaram a ficar mais inclinadas. Mas a Mari e a Jenny eram mais medrosas, então na rampa mais inclinada, fui com o Florian. Qual pode ser o resultado de 2 azucrinados descendo juntos em uma montanha inclinada: Bumbum roxo no dia seguinte! Tomamos o tombo do século! E querem saber? FOI MEGA DIVERTIDO!!!! Quero mais!!!!!!!!!!! =D



Depois de muita diversão, chá quente, solzinho no rosto (acreditam que o sol da Suíça dá mais sensação de queimar que o da Irlanda???? Isso aqui é a Ice Age), sanduíche de presunto e queijo e, é claro, chocolate suíço (todo dia eu e Mari compramos uma barra de chocolate para experimentar! As do mercado mesmo. Até as de 45 cents eram uma delícia! Fala sério...), descemos a montanha (chamada Pilatus) e fomos conhecer a cidade. Admito que gostei mais de Solothurn que de Luzern. A cidade mesmo tem pouca coisa. Uma ponte que foi incendiada e reconstruída, beeeeeeeeeem velhinha, mas bem bonita, com pinturas originais dentro, uma "maquete da Gruta de Maquiné" que, por ser paga, nós não entramos, algumas Igrejas e muitos, MUITOS cafés!!!! Aliás, pausa rápida para um momento cultural, a Suíça é dividida em 3 partes: a parte francesa, a parte alemã e a parte italiana. Em todo o país eles falam o suíço alemão, que seria um alemão "customizado". Esta língua é só falada, não há registros escritos dela, então na escola eles aprendem o alemão. Além dele, nas partes italiana e francesa, eles têm essas como sua segunda língua. E, como não são bobos nem nada, a gastronomia deles é MUITO influenciada pelas delícias destas 3 culturas. Então em cada esquina que vc vai, você vê deliciosos cafés bem parecidos com o que vimos em Paris, Trattorias super charmosas, como as da Itálias, e VÁÁÁÁÁRIAS barraquinhas com Salsichão e outras comidas alemãs de nomes esquisitos.

Depois de uma boa pausa em um café delicioso de lá, terminamos o dia no hostel e no dia seguinte seguimos viagem para Bern, que (pausa para outro momento cultural), para os desavisados, como eu, é a capital da Suíça (não, não é Zurich). Essa parte até o final, fica para o próximo post!

Aqui pela Irlanda as coisas estão uma bagunça só. Agora no final de Fevereiro teremos as novas eleições para Taoiseach, depois que finalmente o sr Brian Cowen abriu mão do cargo. Enquanto isso, os donos dos principais bancos da Irlanda, que foram os principais responsáveis por essa pataquada toda, estão lá no Caribe, protegidos e rindo da cara de todo mundo. Nesse meio tempo, as medidas do Orçamento de 2001 estão começando a entrar em vigor, e claaaaaaaaaaro que ninguém tá feliz! Mas, enfim... Vai-se levando!

Eu e Mari estamos aproveitando tudo até a última pon
ta! Saindo todo final de semana, curtindo horrores a noite de Dublin e nos divertindo muito!

O frio semana passada d
eu uma melhorada boa. Chegamos a pegar amenos 12°. Não, não estou sendo irônica! Com 12º eu estava de calça jeans, sapatilha e casaquinho, tá?! Feliz e contente! Mas aí essa semana a chuva veio com tudo e a temperatura caiu pra 3º de novo. Resultado? TOMA-LHE GRIPE! Mas já estou melhor, e me preparando para o que vem pela frente: em 2 semanas estou saindo da casa da família. Minhas 2 últimas semanas como au pair. Voltei a trabalhar no Bleeker St (o Café) e pretendo ficar lá agora até voltar. Quando será isso? Não me façam perguntas difíceis... hehehehe Dia 08 de março embarco para Londres, pra encontrar meus papyyyyyyyyyyyys!!! uhuuuuuuuuuu! Voltamos dia 16, dia 17 tem St Patrick's Day (tuuuuuuuuuudo de bom), dia 20 eles vão embora, passo 3 semanas trabalhando e dia 12 de abril... CAPITAIS IMPERIAIS COM A LIA E A MARI!!! Affff! De agora até o final, ficar parada é pros fracos =D

A vida aqui continua... Deliciosa! Uma mistura de dias difíceis com dias-enc
anto que sempre fazem valer muito a pena estar aqui!

As saudades estão cada vez maiores e finalmente
estou sentindo que meu dia de voltar está chegando! É muito esquisito estar aqui sem saber se sua vida ainda é no seu país de origem ou é no seu novo país. E acho que vivenciamos essa dúvida a cada dia de um intercâmbio. É tudo tão intenso, tão corrido, que nos faz pensar mesmo o que realmente queremos do nosso futuro. Mas, mesmo sabendo que sentirei faltas devastadoras de MUITA coisa daqui da Europa e da Irlanda, estou começando a entender meu caminho e minhas escolhas. Muito filósofo? É... Como eu já disse, brilho eterno de uma mente CHEIA de lembranças. Cada vez mais...

Aaaaaaaaaaaah!!! Fotos, fotos, fotos! Suíça em fotos! Só entrar no link! =D

Bjocas

5 comentários:

  1. Menina...quem é esse homem nessa foto. Passou quantas vezes na fila pra ser lindo? Tchitcher, encontrei sua mãe, ela me disse que o João tá liiiindo de morrer! E me disse que você vai ficar até junho por aí...descorra. Cara, TO MORRENDO de saudades de você em vários aspectos, mas em um especial...você sabe qual né? Me mande noticias e o numero de telefone dessa criatura... hauhuahuahuahua Beijooosss

    ResponderExcluir
  2. Ai como é bom ligar o comp e ter mais uma descrição tão intensa e tão rica. Sentir você mais de perto de novo. Agora, que data é esta do início do texto? 6 de fevereiro? Acho que cê tá um pouquito fora do tempo,mas tudo certo. Ler seus, como diz você, devaneios, é muito bom pq me faz viajar tb um pouco junto. E cê sabe que eu nem gosto nada nem? Bom, feliz por este contato de novo. Não lembro se te contei, tia Rê teve alta das quimio e voltou a trabalhaR. Tá super feliz. Fez niver ontem. Se der, dê um alô pra ela. Beijos com muito, muito amor e saudades. Parece que quanto mais perto chega, mais saudades eu sinto. Assim messsss. Te amo de montão. Bjim. Mamy

    ResponderExcluir
  3. Ai, Amandinha que sonho!!!!!!
    Viva sim intensamente cada momento.....
    Seja Feliz! Beijos Cida

    ResponderExcluir
  4. Foi um tempo muito bom com voçês! Voçes são as melhores.
    mas você esqueceu algo:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_romanche

    :-)

    Eu espero encontrar vocês daqui a pouco, e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Fala, Amandioca...

    Sensacional, hein? Deve ser bacana isso daí. E nem parece estar muito frio =D. Achei que vocês iam capotar no trenozinho... faltaram uns ruskys siberianos.

    Beijo, guria.
    FM.

    ResponderExcluir