terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Switzerland!!!! Parte I

(desculpem pelo post sem acentuacao. Teclados suicos nao nos entendem...)

Dificil entender, imagina definir...

Hoje o dia foi daqueles... MAGICOS! Daqueles realmente que a gente geralmente so vive quando esta viajando...

Voce ja esteve em um lugar e sentiu que no fundo voce nao estava acreditando estar la? Como se a qualquer momento voce fosse acordar e percebesse que aquilo nao passou de um sonho, uma ilusao construida em tantos anos vendo pinturas e filmes mostrando aquelas paisagens, mas acreditando que aquilo so existiria assim: em pinturas e filmes?

Voce ja passou um dia inteiro sorrindo a toa, com lagrimas nos olhos, no na garganta e uma vontade imensa de gritar? Se ja, quando foi a ultima vez que isso aconteceu? Faz tempo? Se a sua resposta eh positiva, vou me permitir te dar um conselho: faca um bem a voce e se permita viver isso mais vezes! A sensacao eh simplesmente INDESCRITIVEL!

Tenho uma lista de lugares que ja tive o privilegio de visitar e sei sao os lugares mais lindos e impressionantes que ja vi: O Coliseu, em Roma, a Torre Eiffel, em Paris, a Torre de Pisa, em Pisa, a Gruta do Lago Azul, em Bonito e os Cliffs de Moher, em galway. Hoje, acabei de adicionar mais um lugar à lista: os Alpes Suicos.

Mas vamos em partes, como dizem por ai: Chegamos em Zurich ontem com 1h de atraso (God damn you, Easy Jet). O Florian (meu Sunshine querido) e a Jenny (namorada dele, pessoa mais fofa que eu conheci nos ultimos tempos) estavam nos esperando. Com o atraso, acabamos chegando no hostel depois das 23h30, horario limite para fazer o check-in. No caminho eu liguei para o hostel, para tentar dar um jeito de eles me esperarem um pouquinho. Nao eh que a simpatica suica que me atendeu me ofereceu para deixar a chave embaixo do tapete??? Ela deixaria la, nos colocaria em um quarto so nosso e fariamos o check-in so no outro dia. Inacreditavel, nao?! Mas foi exatamente isso que aconteceu. Chegamos, banho e cama. Hostel MEGA aprovado (Lago Lodge, em Biel).

Hoje de manha, depois de um cafe delicioso, com direito a pao caseiro e queijo suico (duuuuuuh) fomos para Solothurn de trem. A cidade eh a coisa mais fofa de todas, bem igual a ideia que temos de cidadezinhas suicas mesmo. Casinhas fofas, andamos tudo a pe, um mini vale la perto (o verenaschlucht, MEGA fofo), as arvores todas com neve... Coisa de filme. Passamos pela catedral, mas nao pudemos entrar pois ha 2 semanas atras um homem ateou fogo na pobre da Igreja, entao obviamente estava fechada. Em compensacao entramos em outra Igreja ao lado, bem bonita. Nada ostensiva como as da Italia, mas acho que por isso mesmo fez mais o meu tipo.

No meio da caminhada, paramos em frente ao relogio que so tem 11 horas. Explico: Solothurn foi a 11° cidade da Suica. Com isso, as pessoas daqui tem algum ingteresse esquisito pelo numero 11: 11 Torres de Relogio, 11 Igrejas, Lances de escada sempre em numero 11... Ate a cerveja local se chama 11 (claro que em alemao suico. WE claro que eu nao sei como escreve =P). Com isso, algum doido inventou um relogio que so tem 11h. Nao me perguntem como funciona quando eh meio dia ou meia noite, porque chegamos la às 13h, mas estava marcando direitinho...

Parada estrategica para comprar chocolates suicos no mercado, almoco em um restaurantezinho super gostoso e pegamos o carro do Florian para subirmos a montanha. O dia estava totalmente nublado, entao eu devo admitir que DUVIDAVA que iriamos ver alguma coisa. O Florian disse que havia visto na meteorologia que do alto das montanhas seria possivel ver o sol, e eh claroq ue eu nao discuti, mas sinceramente nao via nenhuma possibilidade.

Subindo a montanha (que, pelo que eles me explicaram, se diferencia dos Alpes pela altura e pelo fato de que, nos Alpes, tem neve o ano todo), a vista ja fez valer a pena a vinda pra ca. As asrvores todas congeladas, os paredoes de pedras cobertos de neve, a paisagem se sobressaindo em meio à neblina... Inexplicavel! So vendo para entender. Mas o mais impressionante ainda estava por vir. Eu e Mari, parecendo 2 criancas, sorriso de cabide na boca, fomos chamadas a atencao pela Jenny, que nos apontou a parte da frente do carro. La, saindo em meio à neblina, o ceu mais azul do mundo e o sol mais brilhante, iluminando as arvores e tudo que estava por perto. Quando olhavamos para o lado, a neblina havia ficado embaixo de nos, como se realmente estivessemos nas nuvens. Ou melhor, acima delas, bem pertinho do paraiso!

A vista la de cima era ainda mais impressionante. Ha mais de 1000m do chao, viamos todas as arvores congeladas, folha por folha. A neve no chao constrastando com o azul do ceu e a luz do sol. A nossa frente, bem longe mas igualmente visivel, OS ALPES! Cheios de neve, parecendo realmente saidos das pinturas mais fantasticas. Para completar o visual, entre nos e o alpes, uma cortina de nuvens e neblina.

Hoje posso falar que cheguei bem perto do Paraiso. Quando se esta la, nao ha frio, orelhas dormentes, queixo congelando ou quaisquer outros problemas que te facam querer voltar, ou ir embora!

Meu tempo na internet esta acabando, e se me deixarem ficarei ate amanha escrevendo aqui. Nao aguentei esperar 1 semana para atualizar! Eh mta emocao e mta felicidade! Precisava compartilha-las.

Eh isso! Amo vcs, estou muito feliz. Morrendo de saudades, mas com a certeza de que toda a distancia e a falta que sinto de cada um estao valendo muito a pena!

Beijos enormes

10 comentários:

  1. aaaahh q lindoo
    depois quero verr as fotos!
    =]
    Beijos
    se cuidaa ai

    ResponderExcluir
  2. Viagem dos sonhos, né?
    Lendo da uma vontade enorme de ir conhecer! *-*
    Imagino sua sensação de felicidade....

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Mandoca!! Fiquei emocionada de ler seu relato. Realmente, conhecer a Suíça - principalmente os alpes - deve ser algo mágico. Todos falam isso, pelo menos!!

    Espero que se divirta muito aí porque estamos chegando. Yes, we have tickets!! Finally!!

    ResponderExcluir
  4. Oi filhota, bom dia! Sobre o comentário da saudade no twitter, acho apenas que são sempre escolhas. E que bom que podemos fazê-las. Só não se esqueça de que a horta do vizinho sempre parece ser muito mais verdinha que a nossa....Fiz um comentário anterior e não está no post, será q vc não recebeu?
    Te amo muito. Bjs. com carinho e saudade.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk, ooooi, o que o Florian quis dizer? Piadinhas internas, a gentee vê por aqui!

    Desencontros, a gente vê por aqui também, lembre-se de que meu 2º semestre de 2010 na UnB termina terça-feira, então estou de leve frenética. Depois disso, férias! (mas não dos atendimentos, por minha escolha, terapeuta frenética)

    Vou dar um jeito de ficar online no Skype amanhã e falamos tudo. Meu celular não manda mensagem pra vocês, simples assim, dá erro toda vez. Daremos um jeito.

    Te amo. O estranho da saudade é que a gente nunca acostuma com ela...

    ResponderExcluir
  6. oi, Amandinha, estou muito feliz por vc
    divirta muito. e está chegando o dia de nos encontrarmos... Beijos, Cida

    ResponderExcluir
  7. Cadê a parte II ou qq outra? Ficamos dependentes de blog...
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Caracas véio,continuo sem telefone e consequentemente sem skipe, ainda por cima nem atualização de blog, nem email de filha sumida, cruzes que horror!.... Tô com muita saudade, mas acho que skipe e fone só na próxima semana. Vê se bloga um pouco mais. Nossa casinha tá ficando muito fofa. Bjs. com amor. Mamy

    ResponderExcluir